Como uma boa reposição nutricional pode evitar problemas na gestação

A reposição nutricional é fundamental durante a fase gestacional. Inclusive, é nesse período que as necessidades nutricionais da mulher aumentam consideravelmente, uma vez que o seu corpo precisa suprir não apenas as suas necessidades, mas também as do feto em desenvolvimento.  Continue lendo o post e saiba como!
E dentre os vários nutrientes que são necessários para garantir o suprimento nutricional da gestante e do bebê, estão:

  • Ácido fólico;
  • Ferro;
  • Zinco;
  • Vitamina A.

Estes nutrientes estão ligados a funções fundamentais do nosso organismo, tais como processos orgânicos, crescimento, divisão celular, reprodução, função antioxidante, função imune, dentre outras. E, portanto, promover a reposição desses nutrientes durante a gestação é essencial para manter o bem-estar e o funcionamento do organismo em dia.
Entretanto, obter as quantidades necessárias desses nutrientes é um grande desafio. Mesmo mantendo uma alimentação saudável, é difícil consumir o mínimo diário necessário.
Para fazer a reposição nutricional, a suplementação acaba se tornando uma boa alternativa. Por meio dela, é possível obter todos as substâncias importantes para o funcionamento do organismo, e, assim diminuir o risco de vários problemas durante a gestação. 

Quais problemas a reposição nutricional pode evitar durante a gestação?

Com a reposição nutricional adequada, é possível diminuir os riscos de vários distúrbios durante o período gestacional. Entre os principais podemos apontar:

  • Malformação do sistema nervoso

O ácido fólico é fundamental para o desenvolvimento do sistema nervoso do feto. Ele é construído logo nas primeiras semanas de gestação, quando, também, ocorre o fechamento do tubo neural que dá origem ao cérebro.
A suplementação dessa substância auxilia a diminuir os riscos de malformações, bem como doenças neurais.

  • Bebês menores que os níveis maternos normais

Outro nutriente essencial na reposição nutricional é a Vitamina A. Ela tem um papel muito importante no crescimento do feto. Segundo estudos, mães que não fazem qualquer tipo de suplementação para obter essa vitamina tem 50% mais chances de terem bebês com níveis maternos inferiores aos normais.

  • Anemia

O ferro também é um componente muito importante em todas as fases da vida, mas, principalmente, durante a gestação. Segundo estudos, mais de 60% das gestantes sofrem de anemia, justamente pela falta dessa substância.
A reposição nutricional do ferro é muito importante para que a mãe e o bebê tenham as taxas de hemoglobina adequadas, e, também, recebam a oxigenação necessária. Assim, é o feto que tem mais chances de se desenvolver de forma saudável.

  • Anormalidades químicas e funcionais

Outro nutriente que também papel fundamental no organismo da mulher e no desenvolvimento do feto é o zinco. Ele é responsável por uma série de funções, tais como: reparação tecidual, reprodução, imunidade, diferenciação celular, crescimento e desenvolvimento.
A deficiência dessa substância durante a gestação pode gerar anormalidades funcionais e químicas, tanto na mãe quanto no feto. Uma delas é uma baixa velocidade de crescimento durante o período gestacional, e até mesmo na infância.
Além disso, a deficiência de zinco também aumenta os riscos de aborto espontâneo, pré-eclâmpsia e dificuldades no crescimento intrauterino. 

Como fazer a reposição nutricional durante a gestação?

Para fazer a reposição nutricional durante o período gestacional, bem como na lactação, é muito importante que a mulher tome suplementos apropriados logo nas primeiras semanas de gestação, ou até mesmo antes.
A suplementação de ácido fólico, por exemplo, deve ser iniciada antes mesmo da concepção. Isso porque o sistema nervoso do feto se desenvolve já nas primeiras semanas.
O ideal é que as mulheres que desejam engravidar procurem um médico para fazer a reposição nutricional ainda durante a fase de tentativas. Já as que mulheres que não tem uma gravidez planejada, precisam fazer o pré-natal o quanto antes para iniciar esse processo.
Dessa maneira, é possível garantir uma gestação mais saudável, e, também, diminuir os riscos de vários problemas gestacionais.

Gostou do post? Quer saber mais? Clique aqui. Quer conhecer os produtos da Megalabs? Clique aqui.