Importância dos folatos na redução dos defeitos do tubo neural

Quando falamos da importância dos folatos (vitamina B9) durante a gestação, poucas pessoas sabem como essas substâncias atuam no organismo e nem dos efeitos que elas podem gerar para a saúde da gestante e do bebê. Mas saiba que, dentre os benefícios do uso desta vitamina na gestação, está a redução de defeitos no tubo neural. Essa estrutura é responsável pelo desenvolvimento de várias outras estruturas do sistema nervoso da criança, incluindo o cérebro e a medula espinhal.Os folatos atuam auxiliando na multiplicação celular, bem como no fechamento do tubo neural, que é fundamental para prevenir problemas associados a malformações do sistema nervoso da criança, como anencefalia, encefalocele, lábio leporino e até espinha bífida.

Todo esse processo de construção do sistema nervoso ocorre entre a terceira e quarta semana de gestação, por isso a importância de suplementar esta vitamina antes mesmo de iniciar uma gestação.

Importância dos folatos na gestação: Por que a suplementação é necessária?

Os folatos, também conhecidos como vitamina B9, estão presentes naturalmente em diversos alimentos, como nos vegetais de cor verde escuro (brócolis, espinafre, aspargo). Entretanto, é comum ocorrer deficiência desta vitamina, já que esta é muito sensível ao cozimento podendo degradar-se. Desta forma, uma maneira de ingerir esta vitamina é através do uso de suplementos ou medicamentos contendo, principalmente, o ácido fólico (forma mais conhecida) ou o metilfolato (forma ativa do ácido fólico e recentemente disponível no Brasil).
Além disso, é preciso levar em conta que, durante a gestação, a demanda por vitaminas, nutrientes e outras substâncias aumentam, uma vez que o organismo precisa suprir as necessidades da mãe e do bebê.

Outro ponto que merece destaque é o fato de muitas mulheres fazerem uso de medicamentos que podem reduzir os níveis ideais de metilfolato no organismo, como contraceptivos orais e anticonvulsivantes. Logo, a suplementação de folatos é indispensável nessa fase. Aliás, a importância desta vitamina já começa antes mesmo da concepção. Segundo a Organização Mundial da Saúde, é importante o organismo estar suplementado antes mesmo da fecundação para se diminuir os riscos de defeitos no tubo neural do bebê. Nesse caso, a melhor opção é ingerir suplementos ou medicamentos à base de folatos (ácido fólico ou metilfolato) ainda durante o período de tentativas para engravidar. Dessa maneira, é possível garantir que a mulher já tenha a quantidade adequada desse nutriente, reduzindo substancialmente o risco da criança apresentar algum problema no desenvolvimento do seu sistema nervoso central.

Só para você ter uma ideia, a malformação do tubo neural acomete mais de 300.000 partos anualmente em todo o mundo e a suplementação de ácido fólico  pode reduzir esta ocorrência em até 70%, segundo dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos. Esta suplementação é tão importante que, conforme Food Fortification Initiative, cerca de 87 países já tornaram obrigatória a fortificação de alimentos consumidos em larga escala com este nutriente para prevenção das malformações do tubo neural. 

E as mulheres que não têm uma gravidez planejada?

Segundo dados do Ministério da Saúde, 46% das mulheres no Brasil não possuem uma gravidez planejada. Nesses casos, a grande maioria descobre a gestação ainda no primeiro trimestre. Para diminuir os riscos de problemas relacionados a formação do tubo neural, é essencial que a suplementação ocorra o quanto antes, de preferência logo após a confirmação da gravidez.
O ideal é sempre procurar um médico antes para que o profissional possa avaliar e solicitar os exames necessários, bem como indicar as melhores fontes de folatos e dosagens adequadas para suprir as necessidades da mãe e do feto. Uma vez a suplementação iniciada, esta deve continuar por todo o período indicado pelo médico. 

Suplementação de folatos: Como preparar o organismo

Se você está tentando engravidar, agora sabe da importância dos folatos (ácido fólico e metilfolato), e que é possível tomar suplementos específicos. Eles possuem uma composição apropriada para essa fase e são seguros para a mamãe e para o bebê.

Mas lembre-se, é essencial sempre consultar um médico antes de começar qualquer tipo de suplementação. Ele te dará todas a orientações necessárias sobre a importância desse nutriente, indicará os produtos mais adequados, e até mesmo os alimentos que possam melhorar a absorção dos folatos pelo organismo.

Gostou do post? Quer saber mais sobre dicas para manutenção de uma gravidez saudável? Então clique aqui  e saiba mais! Quer conhecer os produtos da Megalabs? Então clique aqui.

ver Referências

AMITAI, Y.; KOREN, G. The folic acid rescue strategy: high-dose folic acid supplementation in early pregnancy. Jama Pediatrics. Published online, October 5, 2015.
Ministério da Saúde; CEBRAP – Centro Brasileiro de Análise e Planejamento. Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher: PNDS 2006. Relatório final. Brasília, 2008. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/ Acesso em: 29/05/18.
HARDMAN, J. G.; LIMBIRD, L. E. Goodman & Gilman – The Pharmacological Basis of Therapeutics. ed. New York: McGraw-Hill, 2001.
KRISHNASWAMY, K.; NAIR, K. M. Importance of folate in human nutrition. British Journal of Nutrition, v. 85, suppl. 2, p. S115-S124, 2001.
OBEID, R.; HOLZGREVE, W.; PIETRZIK, K. Is methyltetrahydrofolate an alternative to folic acid for the prevention of neural tube defects? J. Perinat. Med., v. 41, n. 5, p. 469-483, 2013.
PACHECO, S. S. et al. Efeito da fortificação alimentar com ácido fólico na prevalência de defeitos de tubo neural. Revista de Saúde Pública, v. 43, n. 9, p. 565-71, 2009.
PIETRZIK, K.; BAILEY, L.; SHANE, B. Folic acid and L-5-methyltetrahydrofolate: comparison of clinical pharmacokinetics and pharmacodynamics. Clin. Pharmacokinet., v. 49, n. 8, p. 535-548, 2010.
PRINZ-LANGENOHL, R. et al. [6S]-5-methyltetrahydrofolate increases plasma folate more effectively than folic acid in women with the homozygous or wild type 677C>T polymorphism of methylenetetrahydrofolate reductase. British Journal of Pharmacology, v. 158, p. 2014-2021, 2009.
Food Fortification Initiative. Disponível em: http://www.ffinetwork.org/ Acesso em: 29/05/2018.
CDC Centers for Disease Control and Prevention. Preventing Neural Tube Birth Defects: A Prevention Model and Resource Guide. ( https://www.cdc.gov/ncbddd/).
World Health Organization. DEPARTMENT OF NUTRITION FOR HEALTH AND DEVELOPMENT EVIDENCE AND PROGRAMME GUIDANCE UNIT. Periconceptional daily folic acid (400 µg) supplementation for prevention of neural tube defects. ( http://www.who.int/selection_medicines/).