Metilfolato e sua relevância na gestação e pré-concepção

Muitas pessoas desconhecem, mas o metilfolato é uma forma ativa do ácido fólico. Esse nutriente, que faz parte do complexo vitamínico B (vitamina B9), é fundamental para o nosso organismo, especialmente durante a fase gestacional. Isso mesmo! Ele é essencial não somente para o crescimento do feto, mas também para o desenvolvimento do sistema nervoso como um todo. Não é à toa que os estudos recomendam a suplementação ainda no período em que a mulher está tentando engravidar. Como a necessidade nutricional aumenta rapidamente no início da gestação, o ideal é que a mulher já esteja tomando algum tipo de suplemento que tenha o metilfolato como principal ativo.

Agora você deve estar se perguntando: mas qual a diferença entre o metilfolato e o ácido fólico? Por que a ingestão de metilfolato é tão importante durante a gestação? Qual a sua função no organismo nessa fase da vida de uma mulher? Bom, estas e outras questões serão esclarecidas nesse post. Por isso, continue sua leitura e confira mais detalhes sobre a importância do metilfolato para a pré-concepção e gestação.

Qual a diferença entre o ácido fólico e o metilfolato?

Como já comentado, o metilfolato é a forma ativa do ácido fólico, ou seja, quando ingerimos o ácido fólico, ele precisa ser convertido pelas enzimas do nosso organismo em metilfolato para poder ser utilizado pelas nossas células em processos essenciais como a formação do DNA e multiplicação celular. Já, em contrapartida, quando o metilfolato é ingerido diretamente ele é rapidamente absorvido e utilizado pelas células.

E por que isto é importante?

Segundo o estudo de Guéant-Rodriguez e colaboradores (2006), os quais avaliaram diferentes etnias, cerca de 35% da população mundial pode apresentar algum grau de ineficiência nestas enzimas, o que é chamado de polimorfismos, não conseguindo converter de maneira efetiva o ácido fólico ingerido em metilfolato. Logo, essas pessoas podem apresentar deficiência desta vitamina e maior risco de desenvolvimentos de doenças como anemia, bem como terem poucas reservas de folato para iniciar uma gestação saudável.

O estudo de Lamers e colaboradores (2006) demonstrou que, em mulheres em idade reprodutiva e com polimorfismos nas enzimas de conversão do ácido fólico em metilfolato, ao ingerirem doses equivalentes de ácido fólico e metilfolato, observou-se que a suplementação com metilfolato foi mais efetiva em aumentar os níveis de folato destes pacientes.
É claro que se você for gestante e seu médico lhe prescreveu uma dose diária de 5 mg de ácido fólico, não se preocupe, pois esta quantidade será mais do que suficiente para suprir as suas necessidades e do seu bebê de metilfolato, mesmo que você possa vir a ter algum grau de ineficiência nestas enzimas.

Qual a função do metilfolato durante a gestação?

O metilfolato é um nutriente fundamental durante a gestação, tanto para a mãe quanto para o bebê. Ele é um elemento essencial para a replicação do DNA e também serve como substrato de várias reações enzimáticas do corpo, ou seja, o metilfolato tem um papel importantíssimo na produção e manutenção das novas células do bebê.
Essa substância também é indispensável para o crescimento saudável do feto, e seu desenvolvimento do sistema nervoso. O metilfolato estimula a formação e o fechamento do tubo neural, que é uma estrutura primitiva do feto responsável pela formação do cérebro e da medula espinhal. Além disso, também está envolvido na síntese de neurotransmissores, e produção de glóbulos vermelhos e brancos.

O metilfolato é a principal fonte de folato no cordão umbilical. O estudo de Obeid e colaboradores (2013), demonstrou que a concentração plasmática de metilfolato no cordão umbilical é aproximadamente 2 vezes maior do que a concentração plasmática da mãe, demonstrando que a suplementação com metilfolato durante a gravidez promove um transporte imediato desta vitamina para o feto. Para a mãe, ele também auxilia em uma série de processos e funções do organismo, e também ajuda a diminuir os riscos de anemia por deficiência de folatos. 

Por que o uso do metilfolato é recomendado no período periconcepcional?

Apesar da vitamina B9 estar presente em diversos alimentos, como nos vegetais de cor verde escuro (brócolis, espinafre, aspargo), é fácil ocorrer deficiência desta vitamina, já que ela é muito sensível e pode não resistir ao cozimento. Logo, é fundamental ingerir essa substância desde antes da concepção, até pelo menos os três primeiros meses de gestação, ou conforme orientação de seu médico.

Essa recomendação é feita para que a mulher já tenha a quantidade necessária dessa substância no corpo para iniciar a gestação. Além disso, é através da ingestão de suplementos antes da concepção que é possível diminuir os riscos de defeitos e distúrbios no sistema nervoso central do bebê. Portanto, caso esteja planejando engravidar, contate o seu médico, ele vai poder avaliar as suas necessidades e lhe indicar o tratamento mais adequado.

Gostou do post? Quer saber mais sobre dicas para manutenção de uma gravidez saudável? Então clique aqui e saiba mais! Quer conhecer os produtos da Megalabs? Então clique aqui.

ver Referências

DE-REGIL, L.M.; PEÑA-ROSAS J.P.; FERNÁNDEZ-GAXIOLA A.C.; RAYCO-SOLON P.Effects and safety of periconceptional oral folate supplementation for preventing birth defects. Cochrane Database Syst Rev.,v.14, n. 12, p 1-78,2015.
GUÉANT-RODRIGUEZ, R. et al. Prevalence of methylenetetrahydrofolate reductase 677T and 1298C alleles and folate status: a comparative study in Mexican, West African, and European populations. Am. J. Clin. Nutr., v. 83, 701-7, 2006.
HARDMAN, J. G.; LIMBIRD, L. E. Goodman & Gilman – The Pharmacological Basis of Therapeutics. ed. New York: McGraw-Hill, 2001.

LAMERS, Y. et al. Red blood cell folate concentrations increase more after supplementation with [6S]-5-methyltetrahydrofolate than with folic acid in women of childbearing age. Am. J. Clin. Nutr., v. 84, p. 156-61, 2006.
LINHARES, A. O.; CESAR, J. A. Suplementação com ácido fólico entre gestantes no extremo sul do Brasil: prevalência e fatores associados. Ciência e Saúde Coletiva, v. 22, n. 2, p. 535-542, 2017.
OBEID, R.; HOLZGREVE, W.; PIETRZIK, K. Is methyltetrahydrofolate an alternative to folic acid for the prevention of neural tube defects? Perinat. Med., v. 41, n. 5, p. 469-483, 2013.
PIETRZIK, K.; BAILEY, L.; SHANE, B. Folic acid and L-5-methyltetrahydrofolate: comparison of clinical pharmacokinetics and pharmacodynamics. Pharmacokinet., v. 49, n. 8, p. 535-548, 2010.
>PRINZ-LANGENOHL, R. et al. [6S]-5-methyltetrahydrofolate increases plasma folate more effectively than folic acid in women with the homozygous or wild type 677C>T polymorphism of methylenetetrahydrofolate reductase. British Journal of Pharmacology, v. 158, p. 2014-2021, 2009.